Instalando webcam Ricoh no Linux Ubuntu, Fedora todas as versões.

Há um tempo atrás tive problemas para instalar a minha webcam Ricoh no linux fedora que veio integrada no meu note sony vaio, na ocasião eu postei essa dica no site vivaolinux.
Pois bem, anos se passaram e já usei distros baseadas no ubuntu e várias versões do fedora e continua funcionando.

Primeiro, dê um lsusb no terminal: 

# lsusb 

No meu caso, a saída foi: 
 Bus 001 Device 003: ID 05ca:1839 Ricoh Co., Ltd Visual Communication Camera VGP-VCC6 [R5U870]
Bus 003 Device 002: ID 044e:3011 Alps Electric Co., Ltd


Ele identificou minha câmera, mas por que raios, ela não funciona? 

É que você terá que baixar o r5u87x, que carrega os drivers da bendita. 

Instale os pacotes necessários para compilação:
GCC;
Automake;
libusb development packages (libusb-dev ou similar);
GLib 2.0 development packages (libglib2.0-dev ou similar).

Utilize os comandos: 
Obs: Na ocasião utilizo o comando yum, mas é  só trocar o comando de instalação de acordo com sua distro, no fedora 22 instalou sem problemas com o comando dnf.

$ sudo yum install libglib2.0-dev libusb-dev build-essential gcc automake mercurial 

Depois, instale o "r5u87x": 

$ hg clone http://bitbucket.org/ahixon/r5u87x/
$ cd r5u87x
$ make
$ sudo make install
$ sudo r5u87x-loader --reload 

Pode ser que apresente um erro no arquivo "gnu/stubs-64.h" ao ser compilado, mas ignore e carregue o "r5u87x".

Faça o teste com o Cheese ou skype. 

SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial